O som experimental e psicodélico da banda Warpaint salta de Los Angeles para os festivais de música pop mundo afora.
Elas são quatro garotas na estrada, dividindo quartos de hotel e camarins. No ônibus da turnê, que corta os EUA de costa a costa, roupas, cremes e acessórios ficam espalhados pelos cantos, com guitarras e pratos de bateria. O estilo de se vestir das moças é totalmente vintage, mas, na real, elas juram não se preocupar com isso. O negócio dessas meninas é o som. O quarteto Warpaint, formado em Los Angeles, conquistou o que muitos grupos de garotas não conseguiram: destacar-se bem mais pelo entrosamento no palco do que devido ao apelo visual de uma banda de rock feminino.
Depois de ralar no underground, a Warpaint teve, em 2010, um ano daqueles que transformam qualquer carreira. Seu rock experimental com um pé no psicodélico extrapolou as fronteiras de Los Angeles e o CD "The fool" entrou para as listas de melhores do ano (no Brasil, foi lançado há pouco pelo selo Lab 344). O quarteto ainda foi parar na seleção "O som de 2011", da BBC de Londres e, hoje, a vida delas é tocar nos maiores festivais de pop do mundo, como o Coachella, que rolou semana retrasada, na Califórnia.
- Somos independentes, descoladas e bastante influenciadas por nossas mães, que também são independentes e descoladas. Mas não quero o rótulo de "banda de garotas". Fico feliz porque não ficamos presas a isso - explica a vocalista Emly Kokal, por telefone, antes de fazer um show em Chicago.
BOAS COMPANHIAS
Nada como um padrinho famoso para dar um empurrão na sua carreira. No caso da Warpaint, esse benfeitor foi o renomado guitarrista John Frusciante, ex-integrante da superbanda Red Hot Chili Peppers (foto). John foi namorado de Emily Kokal, vocalista e guitarrista do quarteto de meninas formado em LA. Frusciante mixou o primeiro EP do Warpaint, "Exquisite corpse".
- John fez um ótimo trabalho na mixagem, porque ele conhecia muito bem o nosso som - conta Emily.
Já o atual guitarrista do Red Hot, Josh Klinghoffer, chegou a integrar a Warpaint durante um tempo; e o próprio Anthony Kiedis, vocalista do grupo que vem ao festival Rock in Rio, em setembro, elogiou bastante o quarteto.
Hoje, a Warpaint está no quadro de artistas do cultuado selo Rough Trade, de Londres, e já fez uma turnê por teatros importantes com o hypado The XX.
- Acho que assinar com o Rough Trade foi o que nos projetou para fora de Los Angeles - diz Emily.
Para ler a matéria completa: http://glo.bo/jLi2BK
Nenhum comentário:
Postar um comentário