Em 5 de abril de 1994, o mundo perdeu um dos maiores talentos que passaram pelo planeta, um dos maiores gênios musicais e, sem dúvidas, o maior cantor grunge da história: Kurt Donald Cobain.
Fundador do Nirvana, Kurt Cobain, ainda provoca fascínio nas pessoas. Ele era muito amigo do baixista Flea, que até chegou a tocar trompete na música "Smeels Like Teen Spirit", num show do Nirvana, no Rio, em 1993. A música "Tearjerker" do álbum One Hot Minute do Red Hot Chili Peppers, foi escrita por Anthony Kiedis inspirada em Kurt Cobain.
Anos-luz distante do ícone do rock que liderou uma geração, Cobain nasceu na cidade de Aberdeen, vizinha a Seattle. A personalidade instável era fruto, segundo os que estavam à sua volta de dois fatores: o divórcio dos pais aos nove anos e dores de estômago crônicas que sofreu durante toda sua vida. Dores tão intensas que teriam agravado seu vício em heroína como escape.
Outra válvula encontrada por Kurt para deixar sua energia fluir foi a música. Ao lado do amigo Kirst Novoselic, Cobain esboçou sua primeira empreitada na música. Logo estava formado o Nirvana ao lado de Novoselic, Chad Channing (bateria) e Jason Everman (guitarra), encontrou-se. O rock pesado e simplista, de sotaque punk, falava sobre sua vida pessoal.
Depois da estreia com o álbum Bleach (1989), a banda se estabilizou em um trio. As impressões - e principalmente aflições - de Kurt Cobain sobre sua perspectiva do mundo em que vivia se tornaram recorrentes nas letras das canções e na fúria de suas execuções. Essa combinação explosiva de melodia e barulho se tornou marca registrada do Nirvana e praticamente de tudo o que se produzia em Seattle.
Cobain morreu aos 27 anos, quando o Nirvana estava no auge da fama, com hits como "Smells Like Teen Spirit" e "Come as You Are", que inspiraram várias bandas a seguir o movimento grunge, que mistura elementos do punk e do heavy metal. Ele conquistou tudo em poucos anos: das ruas sombrias de Aberdeen até a fortuna e fama internacional, com direito a uma casa luxuosa no bairro Denny-Blaine de Seattle.
Textos por Globo.com e Musica.terra.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário