quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dave Lee: O Homem atrás da Cortina - Guitarist Magazine (Junho/2003)

O Técnico de Guitarra - Dave Lee nunca perde um show dos Chili Peppers. Ele não pode se dar ao luxo, ele é o homem responsável por toda parafernália de John Frusciante.
Em 1988, Dave Lee estava gastando todo seu tempo em trabalhos de construção. Mas quando ele quase cortou o polegar em um acidente ele viu que era hora de uma mudança ...
Então, Dave, como você começou nisto?
Naquela época, um amigo meu estava trabalhando para RATT como técnico de guitarra e ele sugeriu que eu entrasse na profissão. E eu me juntei com a banda King Diamond e eu comecei a ajudar configurar os sistema de monitor. Então, quando despediram o técnico de baixo eu parecia ser a escolha óbvia.
Após a turnê acabar, um outro amigo meu que tem um estúdio de ensaio em North Hollywood, me indicou a um cara que me conseguiu um emprego no Faith No More. Eles ainda não tinham chegado ao ápice da carreira. Comecei a trabalhar para eles e para o gerente também - que conseguiu um emprego temporário em outras bandas pra mim, então eu fui dali para todos os tipos de bandas diferentes.
Eventualmente, um cara com quem eu tinha trabalhado começou a trabalhar para os Chili Peppers, com o Flea. Dave Navarro não tinha um técnico no momento porque o cara que estava trabalhando com ele estava trabalhando para um outro cara, depois que o Jane's Addiction tinha terminado, então entrei e ajudei ele por um tempo, Dave saiu e John entrou e eu fiquei sendo o seu técnico.
O que você faz quando a turnê acaba?
Durante os últimos quatro anos e meio os Chili Peppers tem trabalhado muito, há muito pouco tempo de pausa, quando eles não estão trabalhando. Eu trabalho com John no estúdio também, fazendo seus discos solo e shows. Ele gravou To Record Only Water For Ten Days e tocou em alguns shows acústicos recentemente, e John é um daqueles caras que apenas gosta de trabalhar, o que me mantém em tempo integral empregado. Eu conto com as minhas bênçãos para isso. O ambiente de trabalho com os Chili Peppers é grande. Eles são pessoas muito atenciosas e são mais do que esta coisa de 'rock star'.
Como é que os outros caras se sentem sobre John fazer seu trabalho solo?
Eles estiveram tão ocupados e ficaram contentes por ele continuar trabalhando, enquanto eles têm um pouco de tempo para descansar.
Que tipo de coisa que seu trabalho envolve no dia-a-dia?
Principalmente mantendo as coisas e mudando as cordas. Eu mudo as cordas de cada guitarra para cada show. As guitarras de John estão sujeitas a várias ações e eu tenho uma maneira particular de travar as cordas nas tarraxas Kluson. John executa muitos bends e então eu tenho que ter certeza de as cordas são esticadas realmente. Não temos muita dificuldade considerando que o equipamento de John é vintage. Eu uso três afinadores de guitarra; um Peterson Virtual Strobe, um BOSS TU-12 e um Korg. Você tem que ter certeza, certo?
Como a guitarra de John é regulada?
Não é muito grave. Alguns caras regulam bem grave, mas a dele é bem aguda.
                                           Então, como é um dia típico para você?
Depois de cada show eu vou falar com John e pergunto se há alguma coisa em particular que ele percebeu que talvez precise ser mudado ou melhorado. Eu configuro todos os equipamentos e os verifico durante o dia. A banda não tem soundcheck, talvez apenas um em uma vez durante meses. Eles preferem simplesmente entrar e tocar, a menos que haja algum tipo de problema de som que precisam conferir ou em algum outro tipo de evento. De modo geral eles simplesmente não tem soundcheck.
Parece que John é quem manda nos novos álbuns?
Mais do que isso tem a ver com o grupo - confiar nas opiniões. Tipo John não tem uma chave para o que é boa idéia e que não é e por isso que eles se ouvem. Existem tantas bandas de hoje que eu não acho que sejam boas e é bom ver uma banda que simplesmente toca, indo tão bem.

Qual é o set dessa turnê?
Obviamente eles estão jogando coisas dos dois últimos registros e Blood Sugar, mas houve muitas jam's recentemente. Eles vão rebentar em alguma do James Brown e coisas assim. Eles estavam se divertindo em Londres, porque grandes heróis de John estavam lá, cara. Jimmy Page estava lá, Jeff Beck estava lá, Radiohead estavam lá , assim que John estava pondo tudo pra fora. Foi muito divertido , porque no meio de um solo de você ouviria The Train Kept A Rollin' do The Yardbirds e todo esse tipo de coisa. Os caras usavam isso nas jam's entre as músicas.
Normalmente Anthony escreve o set-list e depois eu vou e passo para John para que eu me certifique de que ele vai receber a guitarra certa para músicas. Por exemplo, em Soul To Squeeze ele gosta de usar uma Strat - tem que estar atento para a que ela já esteja afinada antes que ele a receba e ele não vai usa-lá na música anterior a essa, porque ele toca muito forte e ele quer ter certeza de que ela foi afinada momentos antes. Nós também temos que ter certeza de que a música antes que essa vai ser uma canção Tele ou outra guitarra, para que eu tenha a Strato para entregar a ele. A única vez que existe um problema é se eles mudam de ideia de repente no meio do set e fazem algo que eu não estava esperando.
Deve ser assustador ver John tocar essas guitarras vintage com tanta força todas as noites?
Eu continuo tentando convencer John a tocar as guitarras Relic que a Fender faz, mas ele gosta de toda a vida que um instrumento vintage tem - a história dele e todas as músicas que ele tocou. Porém Flea tem um desses baixos Jaco Pastorius - aquele relic one. Cada pequeno detalhe nessa coisa é o mesmo que no original. Enviei a Fender Custom Shop algumas fotos da '62 Strato de John porque havia um cara chamado Jake, que estava trabalhando no estúdio com a gente, que queria uma guitarra assim. Então, ele ia pedir a Fender para fazer uma igual. Parece ser um modelo bem legal para construir.
Dave Lee no palco com os Chili Peppers
"Todos, exceto Chad - usam in-ear monitors. Dessa forma eles podem ouvir tudo e ouvi-los mais altos. Meu mix é o mesmo que John para que eu possa ouvir exatamente o que ele está ouvindo e se algo soa estranho eu possa corrigir o mais rápido . Eu me lembro do Woodstock, antes de ter o in-ear monitors ele não estava percebendo o quão alto ele estava tocando. Quando começamos a fazer festivais e outras coisas que ele queria sair da frente do palco e ir para os lados e ele estava usando um cabo longo. Com isso começou a perder sinal durante esse tempo, por isso fomos para o sistema sem fio da Shure. Quando John voltou à banda ele não estava pulando em todo lugar no palco, mas eu o ouvi dizer uma vez que ele estava praticando dança e desde então ele está começando a sair mais no palco, o sistema wireless realmente ajuda se mover com mais facilidade pelo palco. Flea acabou recentemente mudando para esse sistema sem fio nessa turnê e está funcionando muito bem para nós."
Amplificadores usados para o Rock
"John usa um amplificador Marshall Major 200W com válvulas KT88 e um Silver Jubilee, juntos. Os amplificadores são usados simultaneamente através de um BOSS Chorus CE-1 onde o sinal entra em mono e sai em estéreo. Então, dessa forma se o chorus está ligado ou não o sinal fica dividido para os dois cabeçotes. O Silver Jubilee é apenas um pouco sujo no volume que usamos."
"Os cabeçotes Marshall Major são difíceis de se encontrar, fomos capazes de encontrar somente três e nos conhecemos um cara chamado Mike Hill, que trabalhava na Marshall e ele nos disse que eles só fizeram cerca de 100 amplificadores desse - entre 1969 -1973. Eles são especiais porque em 200W você estar no seu volume máximo e ainda ele é realmente limpo. É basicamente como um amplificador de baixo. John soa tão limpo, com toda distorção ou overdrive é seu jeito de tocar a guitarra com os diferentes pedais. Se algo der errado e eu tenho que tirar o cabeçote Marshall para conferir, e - em seguida, quando você o coloca de volta, você realmente tem que regular ele tudo de volta. Você não pode simplesmente marcar os números que usa nele e os por novamente, porque do jeito que está configurado, o jeito que nós o usamos através das entradas significa que ele tem que ser corretamente regulado ou vai se tornar muito distorcido ou não vai ser enérgico o suficiente - mudando todo o timbre - ele é muito instável. Você tem que configurá-lo cerca de quatro vezes para encontrar o ponto certo. Eu estou acostumado com isso agora. "
Dicas Técnicas
1) "Eu uso baterias em um monte de pedais, porque funcionam mais silenciosamente. Eu testo as baterias todos os dias e as jogo fora se houver menos de 9,1 volts. Eu tento não jogar fora as baterias que estão boas, porque isso é ruim para o meio ambiente. Baterias são entre 9,5-9,6 Volts. Os MXR micro amps não gastam nem um pouco da bateria [O consumo desse pedal e de 2,5mA]."
2) "Todo o equipamento com fio é Monster Cables. Eles soam bem e duram bem."
3) "Eu lubrifico as guitarras com um produto chamado Guitar Grease. Isso é tipo uma graxa. Eu costumava usar Teflon mas este Grease é melhor. John usa o Tremolo muito. Se eu não usar este material John não iria conseguir fazer isso nunca."
As Palhetas
"John usa as Jim Dunlop 0,60 milímetros - laranjas. Existe uma história engraçada ligada a essas palhetas. O cara que faz elas estava perguntando se John queria uma personalizada e John achou isso engraçado, tipo foi um pouco rockstar demais, sabe? Então, quando nós estávamos na América do Sul estávamos em um aeroporto e um garoto viu a banda e, em seguida, ele olhou para mim e disse: Você é Dave Lee, o cara de John [Dave Lee, guy of John]. A história chegou ao cara que fabrica as palhetas e ele fez algumas com isso."
Guitarist Magazine - Junho/2003
Raphael de Andrade - John Frusciante effects
www.facebook.com/jfeffects

Um comentário:

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