O primeiro show da banda foi em fevereiro de 2008 em um concerto em Las Vegas. O show incluiu um conjunto que incluiu três músicas do Led Zeppelin, "Rock and Roll" e Traffic "Dear Mr. Fantasy". Quanto ao show, o baixista Michael Anthony afirma: "Naquele momento, sabíamos que a química estava lá. Foi muito divertido, e à satisfação imediata do público era grande. Estamos decididos a dar o próximo passo e ver o que podemos fazer . Foi muito divertido demais para deixar passar. "
O Chickenfoot surgiu de reuniões entre Sammy Hagar, Michael Anthony e Chad Smith no clube do primeiro, Cabo Wabo Cantina, localizado no México. Nessas reuniões, somente por diversão, os já renomados músicos notaram que havia uma certa química entre eles. Segundo Hagar, as pessoas o perguntavam se eles sairiam em turmê, ou gravariam um disco e o vocalista respondia que se tivessem que fazer isso, teriam que chamar um grande guitarrista, e é a partir desse momento que Joe Satriani entra na história da nova banda.
A princípio, o nome Chickenfoot seria algo provisório, porém Hagar e os outros membros decidiram mantê-lo por acreditarem que mesmo mudando todos continuariam a se referir a eles pelo nome antigo. Após Joe aceitar o convite, a banda passou a trabalhar em seu álbum homônimo, que foi lançado meses depois em 5 de junho de 2009, com onze faixas.
"Nós nos chamamos Chickenfoot como brincadeira, as pessoas começaram a curtir, então Chad falou 'vamos criar uma banda de verdade", contou Hagar durante entrevista animada com a banda em Londres, onde o grupo se apresentou em uma turnê europeia.
Discografia:
Chickenfoot – 2009