O site do semanário britânico "New Musical Express" elaborou uma relação com as 10 melhores músicas do Red Hot Chili Peppers, num vídeo de pouco mais de cinco minutos.
"Give It Away", do álbum "Blood Sugar Sex Magik", de 1991, ficou em primeiro lugar. Em compensação, o disco "Californication", de 1999, colocou três faixas na lista. Clique aqui para assistir ao vídeo, com texto em inglês, e veja abaixo a lista das melhores músicas do Red Hot, segundo o "NME":
1- Give It Away (Blood Sugar Sex Magik, 1991) 2- Under The Bridge (Blood Sugar Sex Magik, 1991) 3- By The Way (By The Way, 2002) 4- Californication (Californication, 1999) 5- Higher Ground (Mother's Milk, 1989) 6- Can’t Stop (By The Way, 2002) 7- Dani California (Stadium Arcadium, 2006) 8- Scar Tissue (Californication, 1999) 9- Aeroplane (One Hot Minute, 1995) 10- Otherside (Californication, 1999)
Durante o show do Red Hot Chili Peppers em Los Angeles, Califórnia no dia 11 de agosto de 2012, a banda fez um tease da música "Pink As Floyd", uma das b-sides da "I'm with You Sessions".
A música "Pink As Floyd" foi lançada oficialmente no dia 04 de janeiro de 2013 e faz parte da “I’m Beside You”, uma edição limitada de duplo vinil LP ao qual apresenta 17 b-sides gravadas durante a “I’m With You Sessions”, lançado anteriormente como 7 “singles.
O ano de 2001 viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Nesta ocasião, os organizadores decidiram construir uma nova "Cidade do Rock", no mesmo local onde fora a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas onde realizaram-se concertos paralelos aos do palco principal. O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de observação de cinco minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas daquele dia 12 de Janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.
A "Cidade do Rock" construída para o Rock in Rio III, permanece montada, à espera da quarta edição do evento, o Rock in Rio IV, inicialmente previsto para o ano de 2004, mas adiado indefinidamente devido à realização da primeira edição internacional, em Lisboa.
Os Red Hot Chili Peppers se apresentaram no dia 21 de janeiro de 2001, dando inicio ao encerramento do festival realizado pela última vez no Rio de Janeiro.
Ao longo dos dias, será postado aqui no Blog RHCP Brasil curiosidades do Red Hot Chili Peppers ao longo de toda história da banda, contando também um pouco de curiosidades dos membros e ex-membros da banda.
Stuff é um curto documentário feito na antiga casa de John em Hollywood Hills. Ele foi feito em 1993 por Johnny Depp e pelo vocalista do Butthole Surfers, Gibby Haynes. Dr. Timothy Leary também está presente no vídeo. O principal objetivo do filme foi retratar o caos em que vivia John Frusciante, já re-cluso após sua saída do Red Hot Chili Peppers e viciado em heroína. O Documentário foi uma vez ao ar em um programa da TV holandesa chamado “VPRO”, e foi lançado nos anos 90 como um VHS promo muito raro. A música "Untitled # 2" do álbum Niandra Lades And Usually Just a T-Shirt é caracterizada neste filme em sua versão "original" com letra, na versão do álbum ela só aprece instrumentalmente.
John Frusciante falando sobre o documentário:
"Gibby é meu amigo faz um tempo e trouxe Johnny Depp até aqui uma noite que eu ainda estava num período de intensa concentração na pintura e ele cometeu o erro de sentar perto de mim e me dizer que o frasco de tinta que eu tinha estava morto porque a superfície havia endurecido. Então quando ele disse "essa tinta está morta" eu agarrei um bocado de tinta e joguei nele. Mas mesmo que eu tenha ficado incomodado com ele, a coisa foi levado no bom humor. E mesmo ele estando na minha casa, ele ficou sentado do meu lado por meia hora antes que eu percebesse. E ninguém pode sentar perto de mim enquanto eu pinto, mas a vibração não estava ficando no meu caminho, então eu percebi que ele era uma pessoa bem legal. E nós três ficamos sentados a noite toda escutando a minha música e eles realmente gostaram. Eles meio que me forçaram a externaliza-la. Mas eles ficaram assustados pelo jeito que a minha casa estava, tinha tinta por tudo, então eles quiseram filmar. Mas diferente de pessoas que tem idéias no meio de uma sessão noturna, eles vieram 3 dias depois com uma equipe e filmaram e editaram. Acabou ficando um pequeno filme legal. Mas eu e minha namorada íamos fazer por nossa conta para combinar com a música, algo para a MTV e para ser lançado em videotape".
Pearl Jam & Nirvana & Red Hot Chili Peppers live @ San Francisco, California 31/12/1991 foi um show realizado no Cow Palace de San Francisco ao qual foi apresentado pelo lendário promoter Bill Graham, de modo que o cartaz, desenhado por Harry Rossit, incorpora alguns dos toques psicodélicos encontrados na obra de arte para seus shows famosos no Fillmore.
Na hora do show, o Red Hot Chili Peppers começaram sua ascensão ao estrelato mundial após o lançamento de "Blood Sugar Sex Magik" no início desse ano de 1991. O álbum chegou ao número 3 na Billboard 200 e gerou quatro singles, "Give It Away", "Under the Bridge", "Breaking the Girl" e "Suck My Kiss". O álbum vendeu mais de 7 milhão de cópias nos Estados Unidos até hoje.
Set list:
Pearl Jam:
1. Once
2. (Waiting Room)/Even Flow
3. (Suggestion)
4. Why Go
5. Jeremy
6. Alive
7. Leash
8. (Smells Like Teen Spirit)
9. Porch
Nirvana:
10. Intro
11. Drain You
12. Aneurysm
13. School
14. Floyd the Barber
15. Smells Like Teen Spirit
16. About a Girl
17. Sliver
18. Polly
19. Breed
20. Come as You Are
21. Lithium
22. Dumb
23. Territorial Pissings
Red Hot Chili Peppers:
24. Love Trilogy
25. Organic Anti-Beat Box Band
26. (No Head No Backstage Pass)
27. Suck My Kiss
28. Subterranean Homesick Blues
29. Funky Crime
30. Give It Away
31. Nobody Weird Like Me
32. If You Have to Ask
33. Stone Cold Bush
34. (Superstar)/Blood Sugar Sex Magic/(Magic Johnson)
35. I Could Have Lied
36. Subway to Venus
37. (Sexy Mexican Maid)/(Fela's Cock) jam (^)
38. (Fopp)/Special Secret Song Inside (Party On Your Pussy)/(Red Hot Mama)/Me And My Friends
39. Yertle the Turtle/Freaky Styley Medley/(Cosmic Slop)/(Atomic Dog) jam
Ao longo dos dias, será postado aqui no Blog RHCP Brasil curiosidades do Red Hot Chili Peppers ao longo de toda história da banda, contando também um pouco de curiosidades dos membros e ex-membros da banda.
Pra começar, será postado uma curiosidade sobre um álbum nunca lançado pelo Red Hot Chili Peppers na época da turnê do álbum By The Way.
O ÁLBUM NUNCA LANÇADO DOS CHILI PEPPERS.
Em 2003 os Chili Peppers entravam em estúdio outra vez - dessa vez para gravarem músicas para sua coletânea: Greatest Hits, dessas sessões no estúdio surgiram 16 músicas e apenas duas delas foram aproveitadas na coletânea - são elas "Fortune Faded" (que já tinha sido trabalhada em By The Way) e "Save Population" - outras duas foram lançadas como b-sides no iTunes de By The Way - "Bicycle Song" e "Runaway".
Dessas 16 músicas iniciais tivemos acesso a quatro canções confirmadas da sessão - mas há rumores de outras que ouvimos em versões ao vivo fazem parte dessas sessões - "Mini Epic (Kill For Your Country)", "Leverage of Space" e "Rolling Sly Stone" e outras dois covers que tenham sido gravados em estúdio - "Black Cross" e "Brandy (You're a Fine Girl)" - ambas cobertas amplamente ao vivo em 2004. Flea em entrevista confirmou que o nome de umas das músicas é "Desiree" e que um esboço de "Hump De Bump" foi feito em forma de jam nas sessões - com o nome de "40 Detectives". As canções "Bunker Hill" (trabalhada em Californication) e "Eskimo" (trabalhada em By The Way) podem ter sido concretizadas nesse período já que foram lançadas como b-sides do single de "Fortune Faded". Os fãs também acreditam que a primeira versão de "Desecration Smile" pode ter sido gravada também nessas sessões.
Quando os Chili Peppers queriam concretizar e unir o material para um novo álbum - durante uma pausa na turnê e nove meses após as sessões - John Frusciante não concordou com a ideia porque seu estilo de tocar já não era o mesmo e ele tinha evoluído e tinha outras influências musicais.
O canal FruscianteWorld no YouTube frequentemente posta vídeos montagens de músicas do John Frusciante e Red Hot Chili Peppers com imagens incríveis, dignos de um videoclipe.
Vale a pena ver o vídeo da música I Could Die For You, do álbum By The Way (2002).
Ao longo dos dias, será postado aqui no Blog RHCP Brasil curiosidades do Red Hot Chili Peppers ao longo de toda história da banda, contando também um pouco de curiosidades dos membros e ex-membros da banda.
GWEN STEFANI ESCUTAVA TODOS OS DIAS OS ENSAIOS DO ÁLBUM "CALIFORNICATION"
O vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, é amigo de longas datas da vocalista do No Doubt e em seu livro "Scar Tissue" (2004) ele revelou que Gwen Stefani e seus amigos escutavam todos os dias os ensaios pro álbum "Californication".
"Quando começamos a ensaiar, fazia muito calor, então deixávamos a porta da garagem aberta. Depois de algumas semanas de trabalho, encontrei-me com Gwen Stefani, do No Doubt. Ela era vizinha distante de Flea que morava no vale da montanha oposta.
- Ouço vocês tocarem todos os dias - ela disse,- Meus amigos vêm em casa e nos sentamos para escutar. O som é ótimo!"
Trecho do capítulo 14 "Bem-vindo a Californication" do livro "Scar Tissue" (2004).
Chad Smith aproveitou o curto tempo que a banda deixou de fazer shows no final de novembro com a turnê I'm With You para visitar o Hunter House restaurant na cidade natal que ele cresceu em Bloomfield Hills, Michigan, no sábado, dia 26 de novembro de 2011.
O descontraído baterista do Red Hot Chili Peppers brincou ao redor com os clientes e funcionários, realizou uma entrevista para um canal de TV da comunidade local, deu autógrafos, tirou fotos e muito mais.
Chad Smith mostrando seu set de bateria, um pote de sorvete
Segue alguns trechos da entrevista:
Chad Smith e Jimmy Page tocando algumas músicas do Jimi Hendrix - Quanto perfeito é aquele som?
Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, disse que está em sua lista para tocar com o lendário guitarrista do Led Zeppelin.
"Eu gostaria de realizar ou escrever música com Jimmy Page", disse Smith. "Eu me encontrei com ele e ele veio para nos ver - e ele é um grande cara. Na verdade, temos o mesmo produtor.
Smith, que cresceu em Bloomfield Hills, sentou-se na Hunter House no último sábado para uma extensa entrevista com Jordan Broder, produtor da série Concert Prodigy series para Bloomfield Community TV.
Os dois conversaram sobre música, o crescimento de Chad Smith em Detroit - e mais música.
"O talento não é suficiente para torná-lo nesta indústria. Você tem que ter algo especial, além da confiança - e Chad Smith definitivamente tem isso".
Chad Smith com a dona do Hunter House Susan Cobb (esquerda) e a publicitária Sandra Stalmack
O canal FruscianteWorld no YouTube frequentemente posta vídeos montagens de músicas do John Frusciante e Red Hot Chili Peppers com imagens incríveis, dignos de um videoclipe.
Vale a pena ver o vídeo da música Strip My Mind, do álbum Stadium Arcadium (2006).
Eu gosto de manter as coisas simples. Aqueles amplificadores da Mesa/Boogie não me agradavam. Durante a maior parte dos conceitos básicos das músicas eu usei dois Marshalls: um cabeçote para guitarra e outro para baixo - para obter um som bem equalizado. Eu dividi o sinal com um pedal DOD stereo chorus [Nota JF effects: DOD Stereo Chorus FX65]. Para alguns overdubs eu usei um amp Fender H.O.T. Mas para um monte de partes, até mesmo solos, eu só usei a mesa de gravação. Você pode obter sons incríveis assim, tons funk desse jeito. Na verdade, muito da minha distorção é do meu overdrive são da mesa de gravação.
Minha guitarra principal foi uma Fender '58 Strat, embora eu usei uma reedição da Gibson Les Paul em algumas coisas. Eu também tenho um '57 Strat, que alguém estragou, colocando aquelas grandes trastes estúpidos que todo mundo usa hoje em dia. Eu vomitei e disse para eles então que fizessem dela uma fretless. Foi ela que eu usei para o solo de “Mellowship Slinky”. Algumas pessoas pensam que os trastes grandes ajudam no vibrato, mas eu faço questão de usar o minimo de vibrato possível, entanto eu poderia utilizar mais isso se tivesse tempo, e um cabelo preto comprido. E eu não uso qualquer whammy bar.
É uma Coral Electric Sitar em “Blood Sugar Sex Magik”, e eu usei um antigo Lap Steel da Gibson para o solo no início da música “The Righteous and The Wicked". Meu violão é um tanto quanto novo é um Martin com cordas de aço. Mas a minha guitarra favorita no mundo é a minha velha e fodida Fender Jaguar. As cordas são todas duras, e a porcaria das notas se estranham quando você executa um bend. Eu a usei para escrever a maioria das músicas, e eu me tornei realmente ligado a ela.
Meus únicos efeitos são um EHX Big Muff e um wah-wah da Ibanez [Nota JF effects: Ibanez WH-10]. Eu gosto desse Ibanez, porque você pode fazer ajustes sem desmontá-lo, e ele tem uma configuração de baixo que soa mais como um envelope filter do que um wah. Eu usei isso em "Naked in the Rain".
"Guitar Player" - Outubro/1991
NOTA:
Além dos pedais citados por John Frusciante na Guitar Player - os seguintes pedais foram utilizados:
- Boss DS-2 Turbo Distorcion* - Boss CE-1 Chorus Ensemble* - Boss OD-2 Turbo Overdrive* - DOD FX-65 Stereo Chorus - Electro-Harmonix Memory Man Deluxe* - MXR Dyna Comp
- Os pedais que contém asteriscos (*) foram parcialmente reconhecidos através de imagens sem a nitidez precisa - ou foram colocados em base a relatos de fãs em diversos fóruns com esse intuito.
O Echo Awards é uma premiação da indústria musical que premia os destaques da música a cada ano. A primeira cerimônia Echo Awards foi realizada em 1992, e foi criado para honrar realizações musicais de artistas para o ano de 1991, sucedendo o Deutscher Schallplattenpreis que foram concedidos desde 1963. O Vencedor de cada ano é determinado pelas vendas do ano anterior. Os vencedores na categoria pop são anunciados em março; os vencedores na categoria clássica em outubro.
O Red Hot Chili Peppers venceu no ano de 2003 na categoria de Melhor Rock Internacional/ Grupo Pop. Além da conquista, a banda fez a performance da música Can't Stop. Vale a pena ver:
Na noite de ontem, o Red Hot Chili Peppers realizou um show no Bill Graham Civic Auditorium em San Francisco, California, um show beneficente com o objetivo de arrecadar fundos para organizações que auxiliam comunidades de baixa renda que foram atingidas por incêndios florestais no norte da Califórnia.
Matéria feita por John Frusciante effects e postado no site Universo Frusciante falando sobre os pedais utilizados por Josh Klinghoffer em seu apoio a John Frusciante na turnê mundial do álbum Stadium Arcadium no ano de 2007.
Muito se especulava sobre os pedais utilizados por Josh Klinghoffer em seu apoio a John Frusciante no final da turnê de Stadium Arcadium. Com base em algumas imagens, videos e pesquisas na internet chegamos a quase que um ponto final sobre essas especulações.
Guitarras: 1963 Fender Stratocaster Olympic White 1965 Fender Telecaster Sunburst Martin 0-15
Pedais: Boss DS-2 Turbo Distortion Boss XT-2 Xtortion Ibanez WH-10 V1 MXR Phase 100 Moog MF-105 MuRF Moog MF-101 Low Pass Filter Line 6 Echo Park Boss DM-2 Delay Boss VB-2 Vibrato (?) Electro-Harmonix Holy Grail
Parte de trás do setup de Josh que permitiu a identificação dos pedais da Moogerfooger