domingo, 29 de setembro de 2013

26 anos de lançamento do álbum "The Uplift Mofo Party Plan"


The Uplift Mofo Party Plan é o terceiro álbum lançado pela banda Red Hot Chili Peppers em 1987 pela EMI e produzido por Michael Beinhorn.

O álbum é caracterizado por ter os membros fundadores da banda: O vocalista Anthony Kiedis, o baixista Flea, o guitarrista Hillel Slovak e o baterista Jack Irons. O álbum também é caracterizado pelo reconhecimento da banda no mundo todo após o lançamento do cd.

A música "Fight Like A Brave" é uma das músicas mais lembradas da banda e o suceso de "Fight Like A Brave" foi também ao fazer parte de uma das trilhas sonoras em uma das versões do jogo Tony Halks.

Composição das músicas: 

Kiedis recorda que durante a composição do álbum, Beinhorn encorajou-o a se afastar de seu estilo rap em favor dos vocais mais lentos. Na ocasião, Kiedis ficou muito desconfortável com sua voz, e sentiu que o novo estilo era "sentimental". Kiedis também observou que o guitarrista Hillel Slovak evoluiu durante o seu tempo longe do grupo What Is This?, e que havia adotado um estilo mais fluido em oposição ao seu original hard rock.

Em Uplift, Slovak experimentou gêneros fora do funk tradicional, incluindo reggae e speed metal. Seu riff melódico apresentado na música "Behind the Sun" inspirou o grupo a criar canções "bonitas" com ênfase na melodia. Kiedis descreve a música como "inspiração pura de Hillel". Para criar efeitos psicodélicos, Slovak também utilizou uma talkbox sobre a canção "Funky Crime". Flea incorporou um estilo de baixo com slap, que se tornaria um marco do trabalho inicial da banda. O álbum conta com um cover de Bob Dylan, "Subterranean Homesick Blues", que abandona quase todo o e seu original estilo folk em favor do estilo do grupo.

Letras das músicas: 

A maioria das letras no álbum foca em amizades entre os membros da banda, sexo e a vida em Los Angeles. A reunião dos quatro membros originais do grupo teve uma grande influência sobre as letras. Kiedis também foi inspirado pelas suas experiências pessoais e também dos outros membros da banda. Durante a gravação de Freaky Styley, Kiedis e Hillel haviam feito uso pesado de cocaína. Quando Slovak estava sob a influência da droga, ele costumava usar roupas de cores vivas e dançar, o que se tornou a inspiração para "Skinny Sweaty Man". A música "No Chump Love Sucker" também foi inspirado por Slovak, que durante a gravação do álbum, tinha sido trocado pela namorada por alguém que tinha "mais dinheiro e mais drogas".

"Funky Crime" era um reflexo de uma conversa entre a banda e George Clinton, enquanto estavam escrevendo e gravando Freaky Styley. Kiedis descreveu a canção como uma descrição lírica da conversa, sobre como a música em si é "daltônica", mas é "segregada pelos meios de comunicação e de rádio". Kiedis escreveu: "Me and My Friends", uma canção que "veio muito bem", enquanto dirigia de São Francisco para sua casa com um amigo de infância, Joe Walters. "Backwoods" fala sobre a história do rock and roll. Kiedis disse que "Love Trilogy" tornou-se uma de suas canções favoritas do grupo, e é sobre "amar as coisas que não são necessariamente perfeitas ou sempre adoráveis". Ele explicou que "Durante anos, sempre que alguém iria questionar nossas letras, Flea diria, 'Leia 'Love Trilogy' e você saberá que as verdadeiras letras são sobre tudo.'

Créditos:

Red Hot Chili Peppers 
Anthony Kiedis – vocalista principal
Flea – baixo, backing vocals
Hillel Slovak – guitarra, sitar em "Behind the Sun", vocoder, backing vocals
Jack Irons – bateria, backing vocals 

Músicos adicionais 
Michael Beinhorn – backing vocals
John Norwood Fisher – backing vocals
David Kendly – backing vocals
Angelo Moore – backing vocals
Annie Newman – backing vocals

Gravação 
Michael Beinhorn – produção
Russell Bracher – assistente de mixagem
Judy Clapp – engenheiro de gravação
Stan Katayama – assistente de mixagem
John Potoker – mixagem
Howie Weinberg –engenheiro de masterização

Adicional 
Nels Israelson – fotografia
Henry Marquez – direção de arte
Gary Panter – ilustração da capa

Vale a pena ver o clipe lançado da música "Fight Like A Brave":

Fight Like A Brave

Nenhum comentário:

Postar um comentário