segunda-feira, 10 de março de 2014

22 anos do lançamento do single "Under The Bridge"

A música Under The Bridge foi lançada em 10 de março de 1992 como o segundo single do quinto álbum de estúdio do Red Hot Chili Peppers, Blood Sugar Sex Magik. O vocalista Anthony Kiedis escreveu a letra para expressar um sentimento de solidão e desalento, e para refletir sobre drogas e seu impacto sobre sua vida. Kiedis, inicialmente, não sentiu que "Under the Bridge" caberia no repertório do Red Hot Chili Peppers e estava relutante em mostrá-la a seus companheiros de banda até o produtor Rick Rubin implorar para fazer isso. O resto da banda foi receptivo às letras e escreveram a música também.

A canção se tornou um sucesso mundial, chegando ao número dois na Billboard Hot 100 e platina depois certificada pela Recording Industry Association of America. O sucesso do single foi ampliado com o lançamento de seu vídeo, que era freqüentemente tocado em canais de televisão de música. Ele ganhou o "Prêmio de escolha da audiência" e "Vídeo Revelação" em 1992, no MTV Video Music Awards.

John Frusciante no clipe
"Under the Bridge" permitiu que os Red Hot Chili Peppers entrassem no mainstream. David Fricke da Rolling Stone disse que a canção "inesperadamente levou a banda no Top 10", enquanto Philip Booth de The Tampa Tribune comentou que era uma "bonita, ondulante" o seu sucesso levou, em parte, a saída do guitarrista John Frusciante, que preferiu viver sozinho longe de todo sucesso do Red Hot Chili Peppers na época.. A canção tornou-se uma inspiração para outros artistas, e continua a ser um componente seminal do movimento de rock alternativo do início e meados da década de 1990.

O vídeo da música "Under the Bridge" foi dirigido por Gus Van Sant, que fotografou a banda durante a sua estadia no "The Mansion" e desde a direção de arte do Blood Sugar Sex Magik.

Under The Bridge, por Red Hot Chili Peppers

Nenhum comentário:

Postar um comentário