Vídeo do baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, tocando para milhares de fãs no "Drum Guru".
"Drum Guru" é uma revolução na educação de bateristas. Mostra a lição de bateria para aplicativos de iPad e iPhone. No video, Chad Smith mostra a performance da música Readymade, do álbum "Stadium Arcadium".
Chad Smith mostra detalhadamente como se toca a música, além de falar e explicar os passos da música. No final do vídeo mostra o fundador do "Drum Guru".
Ao longo dos dias, será postado aqui no Blog RHCP Brasil curiosidades do Red Hot Chili Peppers ao longo de toda história da banda, contando também um pouco de curiosidades dos membros e ex-membros da banda.
A próxima curiosidade é da música "Bunker Hill", música tocada nos shows do Red Hot Chili Peppers no ano de 1998, ao qual marca a volta de John Frusciante na banda.
"Bunker Hill" é uma canção composta para o disco Californication (lançado em 1999), mas acabou sendo cortada e depois quatro anos foi lançada como o lado B do single "Fortune Faded".
A música apareceu em alguns setlists no ano de 1998, Bunker Hill era uma das pouquíssimas novidades do até então, quase pronto "Californication". No final das contas, a banda acabou retirando-a das 15 faixas escolhidas para integrar o sétimo álbum.
Em comparação, a gravação de estúdio apresenta algumas diferenças da versão ao vivo, um exemplo é a linha de percussão que foi acrescentada.
No ano de 2005, o Red Hot Chili Peppers fez uma homenagem ao Brian Wilson, fundador do grupo Beach Boys, fazendo a performance um cover da música "I Get Around".
A apresentação foi no MusiCares, um evento anual em homenagem a contribuições musicais e trabalho humanitário. Os Backstreet Boys, John Legend, Barenaked Ladies, Shelby Lynne, Michael McDonald, Red Hot Chili Peppers e mais artistas cantaram clássicos do Beach Boys durante uma gala repleto de estrelas em homenagem ao Brian Wilson no MusiCares ® Person of the Year 2005.
Red Hot Skate Rock é um filme de 30 minutos da banda Red Hot Chili Peppers filmado em 20 de setembro de 1987 durante a turnê do The Uplift Mofo Party Plan (Anthony Kiedis, Flea, Hillel Slovak e Jack Irons) e foi lançado pela Vision Street Wear em Los Angeles, Califórnia.
Foi lançado como VHS em 1988 e a Vision o relançou em 2002 para DVD. Além do show, o filme mostra demonstrações de skate por skatistas como Tony Hawk, Steve Caballero, Chris Miller e outros skatistas profissionais.
Set list:
1. Out in L.A.
2. Me and My Friends
3. Blackeyed Blonde
4. Fight Like a Brave
5. Catholic School Girls Rule/What Is Soul?/Whole Lotta Love/Back in Black
John Frusciante: "Ela também fazia parte do meu conceito para este álbum como Dani California. Não queria necessariamente músicas que eram só heavy metal por exemplo... mas queria ter canções com refrões que têm riffs de heavy metal. De modo que essa foi outra que fiz isso. A seção do solo de guitarra dessa música é algo que me orgulhece. Usamos um filtro de Reverb invertido na guitarra e todas essas técnicas que vocês não entenderiam."
Flea: "John inventou todas as partes dessa canção. O baixo mais difícil de se tocar e o dessa canção. É um desafio. É difícil e rápido."
GRAVANDO C'MON GIRL - POR: JOHN FRUSCIANTE
"Usei o mesmo som com Muff'n de Especially Michigan e o mesmo efeito de reverb ao contrário com filtro de Stadium Arcadium. O solo no final foi gravado ao vivo."
Red Hot Chili Peppers live @ Toronto, Canada foi um show realizado pela banda durante a turnê "Californication" no ano de 1999.
No vídeo abaixo podemos ver o show completo com uma ótima qualidade de som imagem.
Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith and John Frusciante "Live on the Lake" in Toronto on the edge of Lake Ontario, August 10th 1999.
O show foi privado pela rádio Edge 102 e foi transmitido pela MuchMusic em Toronto na beira do Lago Ontário no dia 10 de agosto de 1999. Este show foi o primeiro da banda depois de se apresentarem no festival Woodstock 1999.
De acordo com o vocalista Anthony Kiedis, o significado da música Hey seria: "A canção chave. Ela te leva ao lugar de antes de você nascer e depois que você morre. É sobre colocar pra fora aquela coisa que você tem estado dependente mas ela tem te matado."
Vale a pena ver o vídeo da apresentação da música durante a passagem de som do Red Hot Chili Peppers no 49th Grammy Awards Rehearsal 2007.
Álbum: A Sphere In The Heart Of Silence Gravadora: Record Collection Data de lançamento: 23 de novembro de 2004 Gênero: Rock experimental; eletrônica Produtor: John Frusciante e Josh Klinghoffer
Faixas:
01 - Sphere 02 - The Afterglow 03 - Walls 04 - Communique 05 - At Your Enemies 06 - Surrogate People 07 - My Life
Descrição do Álbum:
A Sphere In The Heart Of Silence é o nono álbum de Frusciante, composto com a colaboração de seu amigo Josh Klinghoffer. Ambos consitituem os vocais: Frusciante é primeira voz emThe Afterglow, Walls e My Life; Klinghoffer é primeira voz em Communique e At Your Enemies. Já em Surrogate People dividem a liderança vocal.
Curiosidades:
- No fim de My Life pode-se ouvir John levantando, saindo do estudio e fechando a porta. - Sphere teve que ser encurtada em cerca de dois terços, porque a versão original tinha em torno de trinta minutos. - E esse álbum só aconteceu mais mesmo, porque o John tinha como intuinto fazer Performances ao vivo na "Knitting Factory".
Autobiografia do Álbum:
A Sphere In The Heart Of Silence é uma gravação de música eletrônica feito por Josh Klinghoffer e eu. Depois de alguns meses fazendo músicas cruas e/ou minimizando nós decidimos voltar a fazer músicas com mais camadas, músicas eletrônicas ricas em texturas. Foi registrado como se estivesse em 1970, mas com modernos instrumentos eletrônicos que não existiam naquela época.
A primeira música “Sphere” foi originalmente feita pra ser tocada ao vivo na Performance #1, a primeira de uma série de dez shows conceituados individualmente, consistindo principalmente de música experimental. Ela foi reduzida para 10 minutos pela proposta de caber num disco. A versão original, como foi apresentada na Performance #1, teve 30 minutos de duração.
A segunda, “The Afterglow” é do tempo das canções do Shadows [...]. Metade dessas músicas foram originalmente planejadas pra fazerem parte do Shadows mas nós decidimos focar mais o meu lado compositor e guardar nosso material mais experimental pra esse álbum. Em “The Afterglow” Josh escreve e tocou toda a música e eu escrevi um vocal sobre a sua gravação 8 pistas original. É divertido cantar sobre uma música tão viajada em camadas. Dois baixos e duas guitarras.
A base de “Walls” foi programada em cerca de 15 minutos na manhã da Performance #5 quando nós abrimos para o Blonde Redhead em Pomona. Eu dancei e fiz vocais alguns efeitos vocais abstratos naquela noite, mas quando gravamos eu escrevi um vocal peculiar (literalmente escrito enquanto a drum machine estava gravando) Esta música viaja do passado pro futuro e depois volta.
“Communique” foi originalmente apresentada na Performance #2 no Knitting Factory, em Hollywood. Esta é uma daquelas gravações tão raras no mundo de hoje que é demorou pra gravar tanto quanto é preciso pra escutá-la. Josh cantou e tocou piano enquanto eu fiz ruídos em meu sintetizador modular e não teve edições. “At Your Enemies” e “Surrogate People” foram ambas do tempo do Shadows. Elas foras escritas pelo Josh, com exceção dos meus vocais em “Surrogate People”. Nós estávamos descobrindo tanto sobre fazer música eletrônica naquela época e álbuns tipo Amnesiac (Radiohead), Verpertine (Björk) e Confield (Autechre) estavam sendo lançados na época que a estávamos abrindo as mentes para infinitas possibilidades dessa esfera.
A última música, chamada “My Life”. Foi originalmente apresentada na Performance #4. Como “Comunique”, “My Life” foi gravada ao vivo. Os passos no chão no fim da música sou eu, voltando para a sala de controle.
Minha amizade com Josh é algo que me sinto abençoado em ter. Ter experimentado tanta intimidade através de escutar música juntos, assim como tocar música juntos é uma das principais coisas que tem dado significado à minha vida.
Obrigado por ouvir. Há mais por vir.” John Frusciante
Créditos:
Duração: 38 minutos e 29 segundos Produzido por: John Frusciante e Josh Klinghoffer Desenhado por: Ryan Hewitt
Mixagem: Ryan Hewitt Assistentes: Chris Reynolds e Jason Gossman Gravado / mixado em / Quando: Mad Dog Studios (09 à11 de abril de 2004) e no Cello Studios (14-15 de abril 2004) Masterizado por / onde: Bernie Grundman / Bernie Grundman Mastering Hollywood, CA, E.U.A. Design: Mike Piscitelli e John Frusciante Foto da capa por: Lola Montes Equipamentos por: Dave Lee Administração: Q-Prime Inc.
Hoje, 18 de novembro de 2016, o álbum Greatest Hits completa 13 anos de lançamento!
Greatest Hits é um álbum de coletâneas da bandas Red Hot Chili Peppers, lançado em 2003 pela Warner Music. Vem com canções de 1989 a 2002 da banda, que inclui o cover "Higher Ground" e clássicos como "Under the Bridge", "Californication", "Universally Speaking", entre outras. Conta também com duas canções inéditas. Greatest Hits lançado junto com um DVD vendido separadamente contendo a maioria dos seus vídeos musicais.
Em 2011, Chad falou sobre as músicas gravadas para a coletânea: "Quando estávamos fazendo o nosso disco Greatest Hits em 2003, a Warner queria algumas músicas extras. Então nós planejamos escrever as músicas durante o próximo intervalo na turnêque estávamos na época, e nós gravamos dezesseis músicas.
Então nós colocamos o álbum Greatest Hits para lançamento e excursionou um pouco mais, e depois voltamos a escrever mais algumas canções, e eu era como, "Vamos escrever mais dez, talvez mais sete, adicioná-lo para os outros que tínhamos feito anteriormente, e nós vamos ter um registro."
Eu me lembro de John Frusciante era como, "Hmmm ... que era como há nove meses atrás. Estou tocando de forma diferente, estou ouvindo coisas diferentes, então eu vou escrever uma música diferente. Portanto, há um álbum que fizemos que eu não sei se alguém vai ouvir. Mas estamos bastante confiantes a essa ideia de gravar o que estivemos na época. E é isso que é emocionante para mim, mostrando-se na prática e se perguntando, O que está acontecendo hoje?"
A banda lançou a música Fortune Faded como videoclipe. Confira o Making of de Fortune Faded no YouTube: