quinta-feira, 10 de agosto de 2017

33 anos de lançamento do álbum "The Red Hot Chili Peppers"

 


The Red Hot Chili Peppers é o álbum de estréia da banda Red Hot Chili Peppers, lançado no dia 10 de agosto de 1984 pela EMI. O álbum foi produzido pelo produtor Andy Gill.

A música True Men Don't Kill Coyotes foi escolhida pela banda para ser single e videoclipe.

Abaixo iremos ver uma breve biografia do antes e do depois do lançamento do álbum:


O Red Hot Chili Peppers tem seu embrião desde 1979, nos intervalos entre aulas da Fairfax High School, em Hollywood, Los Angeles. Os garotos de 15 anos, Flea, Hillel Slovak e Jack Irons eram três amigos que tinham algumas ambições musicais formando a banda chamada Anthym. Um dos grandes admiradores dessa banda era Anthony Kiedis, também amigo de infância de Flea, Hillel e Irons.

Em fevereiro de 1983 nasce o Red Hot Chili Peppers, ainda com o nome de "Tony Flow and the Miraculousy Majestic Masters of Mayhem", a partir de uma ideia súbita de Anthony Kiedis, e com ele Flea, Hillel Slovak, Jack Irons e se apresentaram pela primeira vez no Rhythm Lounge, um clube de Los Angeles para um público de 30 pessoas. Eles "escreveram" para a ocasião, que envolveu a banda improvisando uma canção, enquanto Kiedis fez um rap de um poema que ele havia escrito, chamado "Out in LA". Slovak e Irons já estavam comprometidos com outro grupo, What Is This?, que se destinava a ser uma performance única. 

Hillel Slovak, Jack Irons, Alain Johannes e Flea nos tempos de What Is This?

No entanto, o desempenho foi tão animado que a banda foi convidada a voltar na semana seguinte. Devido a este sucesso inesperado, a banda mudou seu nome para The Red Hot Chili Peppers, tocando vários shows em vários clubes de Los Angeles e locais de musicais . A explicação para o nome vem de um improviso de Anthony Kiedis que conta: "Eu estava caminhando em Hollywood Hills e vi esse nome piscando num arbusto psicodélico" (o arbusto era em formato de pimenta), mas essa história parece muito mais uma lenda ou piada de Anthony, do que a verdadeira história. O que parece ser mais próximo da realidade é que eles adoravam comida mexicana com bastante pimenta (chili), Flea era fã da banda de apoio de Louis Armstrong "Red Hot Peppers" e Anthony Kiedis não poderia esquecer o nome da banda que tocou num pub em Londres, a "Chili Willy and the Red Hot Peppers". Seis canções desses shows iniciais foram na fita da banda primeira demo, que os tornaram famosos.

Três meses depois eles recebem uma oferta da Run DMC num mini festival. No mesmo tempo que Hillel e Irons ainda tocavam no What Is This?, enquanto Flea continuava tocando com o Fear. No entanto, algo fazia com que o Red Hot Chili Peppers tivesse algo a mais. Mark Richardson conhecido como "Roaster", um descobridor de talentos, procurou a banda e no verão de 1983, os Peppers já tinham uma programação completa. Eles fizeram shows por toda a cidade e no Kit-Kat Club, onde eles apareceram totalmente nús, apenas vestindo meias sobre o pênis (Socks on Cocks).


E em outubro de 1983, o Red Hot Chili Peppers assina o seu primeiro contrato com uma gravadora. A banda tinha apenas seis meses, quando eles assinaram um contrato com a EMI, o que gerou problema, pois o grupo não pôde contar com Hillel Slovak e Jack Irons, que tinham compromissos com o What Is This?, que fazia parte do elenco da MCA Records. Além do que Hillel e Jack acreditavam mais na sua banda que no RHCP, sabiam que tudo não passava de hobby e preferiam investir no seu antigo sonho de adolescência. Não teve outra, Anthony e Flea ficaram arrasados com a notícia e com a postura dos outros dois. Kiedis e Flea seriam obrigados a gravar no início do próximo ano, para contornar a situação chamaram então, o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez. Porém, a química não era a mesma. Para tentar contornar o problema, a EMI sugeriu Andy Gill para ser o produtor do álbum, sendo bastante aceito por Anthony e Flea. Todavia, surgiu um conflito musical entre eles, pois Andy Gill não dava liberdade para a banda criar melodias próprias além de querer fazer com que suas músicas soassem modernas e mecânicas.

The Red Hot Chili Peppers é o álbum de estréia da banda Red Hot Chili Peppers, lançado no dia 10 de agosto de 1984 pela EMI. O álbum foi produzido pelo produtor Andy Gill. A música True Men Don't Kill Coyotes foi escolhida pela banda para ser single e videoclipe. 

Cartaz de divulgação da turnê do ano de 1984

 Durante a turnê de divulgação, os Peppers continuam a estender a lista de shows e começam a tocar na costa-oeste e médio-oeste dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário