segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Happy Birthday Red Hot Chili Peppers!

Há exatamente 29 anos , no dia 13 de fevereiro de 1983, o Red Hot Chili Peppers fez sua primeira apresentação ao vivo, ainda com o nome de Tony Flow And The Miraculously Majestic Masters Of Mayhem. 

A estreia foi na Rhythm Lounge em Hollywood quando eles foram convidados pelo amigo Gary Allen para abrir para sua banda, a "Neighbor's Voices". 
Para esta ocasião, eles "escreveram" apenas uma música em que Anthony Kiedis fazia um rap em cima de um riff criado por Flea, Jack Irons e Hillel Slovak. Mas com apenas uma única música, "Out In L.A.", a banda chamou muita atenção do público e foram convidados para se apresentar semanas depois com duas músicas. Então, os garotos começaram a compor mais músicas e decidiram mudar o nome para Red Hot Chili Peppers. 

Aos 26 anos, o guitarrista Hillel é encontrado morto por overdose de heroína. Kiedis então vai para um pequeno vilarejo no México, ele queria um lugar onde ninguém o conhecesse, para tentar se livrar das drogas. Irons sai da banda sumindo por um tempo no mundo. Flea mergulha em projetos paralelos. Parecia que era o fim do Red Hot Chili Peppers. 

Anthony voltou para casa e Flea tornou-se pai de uma pequena menina chamada Clara, ocasião em que decidem reconstruir a banda em memória de seu grande amigo Hillel. Durante este tempo houve várias mudanças de guitarristas e bateristas nos Peppers, até que finalmente acham um novo guitarrista, John Frusciante de apenas 18 anos, que era um grande fã dos Peppers e de Hendrix. 

Quando aconteceu o primeiro show com a banda os fãs não acreditaram que ele nunca tivesse tocado com os Peppers antes. "John era absolutamente um clone de Hillel. Ele não toca somente igual ao Hillel, ele se move como o Hillel…". Coincidência ou não, John tinha realmente todo o estilo de Hillel pois era o seu ídolo. Depois de procurar muito, os Peppers também encontram um novo baterista, Chad Smith que veio de Detroit. 

Depois de Mother’s Milk, primeiro de Frusciante na banda , veio o álbum Blood Sugar Sex Magik e a primeira saída de John. Em conseqüência da turnê ter sido enorme e cansativa, John Frusciante não suporta toda essa pressão e constantes viagens e resolve deixar a banda, ficando um outro problema nas mãos dos Peppers.

Dave Navarro é anunciado como novo guitarrista do Red Hot Chili Peppers, e participa do álbum One Hot Minute. 
Após a partida de Navarro no início de 1998, o Red Hot Chili Peppers estavam à beira de acabar. Flea disse a Kiedis, que a única maneira que ele poderia imaginar continuando a banda era se John de voltasse a banda. Com Frusciante livre de seus vícios e doenças, Kiedis e Flea pensaram que era o momento adequado para convidá-lo a voltar. Em abril de 1998, quando Flea visitou em sua casa e pediu-lhe para se juntar à banda, Frusciante começou a soluçar e disse: "Nada me faria mais feliz no mundo".

Californication foi lançado como álbum de estúdio da banda. O álbum finalmente vendeu mais de 16 milhões de cópias e tornou-se a gravação de maior sucesso da banda. 

Em julho de 2002, a banda lança o seu oitavo disco da carreira, intitulado By the Way. Todos os integrantes se livraram de vez das drogas. E assim começava uma série de sucessos. 
Em 2006 foi lançado o álbum duplo Stadium Arcadium, nono álbum de estúdio da banda, Anthony Kiedis disse em entrevista à Rolling Stone publicada no dia 20 de maio de 2008, que o Red Hot Chili Peppers darão uma pausa. John Frusciante lançou mais um novo álbum na carreira solo, aproveitando o período de férias do Red Hot Chili Peppers, The Empyrean.
Em 16 de dezembro de 2009, John escreveu em seu site um breve esclarecimento sobre os boatos que corriam na época. De acordo com a postagem, ele teria deixado a banda há um ano. 
"Quando eu saí da banda, há mais ou menos um ano, estávamos num hiato de tempo indefinido. Não houve drama ou raiva, e os outros caras foram muito compreensivos. Eles apóiam eu fazer qualquer coisa que me faça feliz e eu também os apóio."

A banda fez seu retorno ao vivo em 29 de janeiro de 2010, em homenagem a Neil Young com um cover de "A Man Needs a Maid" no MusiCares.Um novo disco estava a caminho e um novo guitarrista já havia assumido o posto deixado pelo virtuoso John. Josh Klinghoffer, então com 30 anos, assumiu o lugar deixado por seu amigo. Sim, Josh é um grande amigo de John Frusciante, tendo inclusive tocado com ele em outros projetos (inclusive como guitarrista de apoio no próprio Red Hot Chili Peppers, em 2007). Com a casa arrumada, a banda partiu para a nova empreitada: gravar um disco novo após cinco anos.

No dia 29 de agosto, I'm with You foi lançado, primeiro álbum com Klinghoffer. 
Com pouco menos de 30 anos de existência, a banda foi induzida para o Rock & Roll Hall Of Fame.

Agradecimentos pelo texto: Universodorocknroll.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário