sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

John Frusciante e Eddie Vedder: a amizade e a fama

Matéria publicada pelo site Universo Frusciante em 23/12/2013.

No último dia 23 de dezembro de 2013, foi aniversário de 49 anos de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, banda grunge que abriu os shows da turnê americana do Blood Sugar Sex Magik em 1991 e que atualmente é mega-famosa. Como a amizade com Eddie, de alguma forma, fez com que o desejo de sair do RHCP em 1992 aumentasse em John?


Eddie é grande amigo de Frusciante desde essa época, onde o Red Hot Chili Peppers tinha acabado de alcançar o status de uma banda de sucesso a nível mundial e o Pearl Jam começava a fazer um sucesso espetacular com o álbum Ten, onde havia grandes futuros hits da banda como "Alive", "Black", "Once", "Jeremy", "Even Flow", enfim, quase um disco inteiro de hits.

O que muita gente não sabe é que Eddie Vedder, antes de entrar para o Pearl Jam, participou de uma banda de rock alternativo de San Diego, California, chamada Bad Radio, que era extremamente influenciada por Red Hot Chili Peppers, tendo inclusive gravado uma fita demo chamada What the Funk. Jack Irons, baterista que tinha acabado de deixar o RHCP após a morte de Hillel Slovak em 1988, foi chamado por Jeff Ament e Stone Gossard, membros de um embriônico Pearl Jam que começava a se formar, para assumir a bateria da nova banda. Jack recusou o pedido (aceitaria outro pedido em 1994), mas como sabia que a banda também precisava de um vocalista, mostrou a fita do futuro Pearl Jam para um amigo: justamente Eddie Vedder, que gostou do som e se juntou à banda.

Com o sucesso do movimento grunge no início dos anos 90, o Pearl Jam ganha notoriedade e consegue abrir shows do RHCP em 1991 através de Jack Irons, como diz Anthony Kiedis emScar Tissue:

Jack Irons ligou do nada enquanto estávamos no escritório de Lindy ouvindo fitas de bandas para escolher quem iria entrar na nossa turnê. Jack pediu, como um favor, para ouvirmos uma fita de uma banda nova, cujo vocalista, Eddie Vedder, era seu amigo. Jack conheceu Eddie quando ele fazia parte de uma banda cover de RHCP, basicamente me imitando. Aparentemente, Eddie também tinha trabalhado como técnico para nós quando tínhamos tocado pela área de San Diego. A nova banda de Eddie era chamada de Pearl Jam. Ouvimos a fita e não era nossa pedida. Éramos musicalmente esnobes na época. Mas aqueles garotos soavam verdadeiros e genuínos e ficaríamos felizes em fazer um favor para Jack, então Pearl Jam foi agendada para ser a banda de abertura.

O Red Hot Chili Peppers estava em turnê nacional com o álbum Blood Sugar Sex Magik com Pearl Jam e Smashing Pumpkins como bandas de abertura. Daí se inicia uma amizade entre as bandas que dura até hoje. Eddie desenvolveu uma amizade fortíssima com membros do RHCP, chegando a sair pela noite com eles por diversas vezes durante as viagens juntos.


Frusciante, ao mesmo tempo que ganhou um grande amigo, ganhou também uma piora em sua insatisfação em fazer parte de uma banda famosa, pois agora não apenas tinha que aguentar o sucesso estrondoso de sua própria banda como também a de seu novo amigo. Anthony Kiedis também diz em Scar Tissue:

Começamos a turnê no Oscar Meyer Theater, em Madison, Wisconsin. Pearl Jam abriu e tocara seu primeiro single, “Alive”, e no final do show deles percebi que Vedder tinha uma voz incrível e que eles tinham um sucesso pop nas mãos. (...) Nós saíamos com Eddie, Jeff Ament e Stone Gossard do Pearl Jam bastante. Stone era legal, ele era o amigo distante e tímido. Eddie e eu nos tornamos bons amigos, nunca houve aquela idolatria grudenta tipo “Nossa, eu gosto de vocês há tanto tempo”. Estávamos no mesmo campo de jogo todo dia e não havia ego interferindo na nossa amizade.

Quando chegamos a Boston, a agitação, o culto e a atenção que o Pearl Jam estava tendo era fenomenal. Normalmente, um show numa pequena arena fica vazio quando a banda de abertura entra, mas nosso público já estava lotando para o Pearl Jam, e aquilo era muito maneiro. Nesse período de sua vida, Eddie estava tão feliz em estar tocando música, ele era humilde, adorável e dava um jeito de fazer amizade com todo mundo. Ele falou com minha mãe que ela tinha um grande filho e colou em Blackie.

Enquanto isso, nosso disco começou a ser notado. Pela primeira vez estava tocando bastante na rádio e tendo presença regular na MTV. Então tanto o Pearl Jam quanto nossa banda estavam voando para uma nova estratosfera ao mesmo tempo. Tudo aquilo estava deixando John miseravelmente mal. Ele começou a perder todos os aspectos maníacos, engraçados e positivos de sua personalidade. Até no palco tinha uma energia mais séria em volta dele. Eu ficava desconcertado ao ver o quão mal-humorado seu jeito de ser um artista estava sendo. O que eu não sabia até mais tarde era que John estava em dúvida sobre estar numa banda ou não.

Em seu diálogo interior, John achava que sair da banda logo depois de fazer um álbum de sucesso, o colocaria num lugar misterioso onde ele teria a oportunidade de fazer outros projetos e não fazer parte de uma máquina de fabricar celebridades. John sentiu que fazer turnê sugaria a incrível criatividade que ele estava experimentando. Com certeza não sabíamos nada daquilo, pois ele estava rapidamente se afastando da banda. Ele levou Toni para a turnê conosco e eles ficavam encasulados o tempo todo.

Conclui-se, portanto, que a estrela de Eddie Vedder como frontman e membro de uma banda de grande sucesso "aumentou" (indiretamente) o desejo de Frusciante de se desligar desse mundo de fama que o envolvia. O curioso desta história é que o Pearl Jam viria a se tornar conhecido mundialmente como uma banda totalmente "anti-fama", se recusando a fazer clipes, a atender demandas de gravadoras e até processar empresas que distribuíram ingressos para seus shows. 

John retornou ao Red Hot Chili Peppers em 1999 e novamente a amizade e as parcerias musicais com Eddie Vedder apareceram. Dois fatos ligados ao Ramones uniram Frusciante e Eddie Vedder publicamente. O primeiro, em 2003, foi um show beneficente à crianças com câncer em Santa Bárbara, California, em que John tocou com o Pearl Jam músicas que Eddie Vedder cantou no We're a Happy Family - A Tribute to Ramones, um show tributo ao Ramones em 2002 em que participaram vários artistas, entre eles o Red Hot Chili Peppers tocando "Havana Affair" e Eddie Vedder tocando com a banda Zeke duas músicas: "Daytime Dilemma" e "I Believe in Miracles". A participação de Frusciante no show do Pearl Jam pode ser vista neste vídeo:



Em 2004, Johnny Ramone infelizmente morre e em seu funeral John e Eddie são convidados a dar depoimentos sobre o grande ídolo de ambos:






Portanto, Eddie Vedder foi grande personagem na vida de John Frusciante, tanto por sua influência indireta para a saída de John do RHCP em 1992 quanto por sua amizade através dos anos que nos faz sermos os grandes beneficiados pela parceria destes dois grandes músicos que fizeram e fazem parte (queiram eles ou não) de duas das maiores e mais famosas bandas da história do Rock.

Parabéns, Eddie Vedder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário