quarta-feira, 30 de março de 2011

Flea fala sobre o punk dos anos 80 e o de hoje em dia

É uma questão que tem sido tentada ser respondida inúmeras vezes ao longo dos anos, "Como era a cena punk dos anos 80, diferente do que é hoje?"

­Flea, co-fundador e baixista do Red Hot Chili Peppers teve a gentileza de responder esta pergunta recentemente. Assim, sem mais delongas, vamos ver como Flea disse:

­"Todas essas bandas eram completamente diferentes - o Butthole Surfers, o Meat Puppets, Hüsker Dü. - Um mar infinito de bandas, que estavam brincando que eram bandas de rock underground, que eram todos artísticos, originais, excitantes, diferentes e todas estas diferentes criatividades foram expressos em surpreendentes formas coloridas. Foi uma dinâmica interessante e original. Você nunca sabia o que ia ouvir a seguir."

­"O que eu acho de 'punk rock' agora, muitas vezes, apenas tipo de sons derivados e os mesmos. Há um monte de bandas que eu realmente gosto. Mas isso só parece que ele se tornou uma coisa menor, com mais regras. Tudo é dividido agora."

­''Como antes, você teria bandas que eram assim... eles podem ser eletrônico, country, psicodélico baseado nos dos anos 60 e baseados em clássicos do rock, ou baseado no krautrock alemão. Eles podem trazer experimental moderno, baseado na vanguarda da música clássica, música africana, baseados no funk. Mas a coisa que trouxe juntos foi um senso de comunidade e um sentimento de vontade de fazer o que quisesse."

­"Tenho a sensação de que agora com o que sei sobre a cena punk rock, o tipo de tocar com todos esses acordes com refrões melódicos e outras coisas que você já ouviu falar muito. E há, provavelmente, uma grande parcela que eu não sei sobre isso, mas isso parece que foi mais do que dinâmico e cobriu uma base muito mais ampla de pessoas fazendo isso para si mesmos."

­Obrigado por responder a esta pergunta difícil, Flea. Nós apreciamos isso.

Um comentário: