sábado, 2 de novembro de 2013

Red Hot Chili Peppers live @ Belo Horizonte, Minas Gerais - 02/11/2013

Em show na Grande BH, Red Hot Chili Peppers abre turnê no Brasil

Apresentação teve rock empolgante, com toque de ritmos brasileiros.
Grupo apresentou repertório cheio de hits que marcam 30 anos da banda.


Red Hot Chili Pepper abriu turnê no Brasil com show empolgante (Foto: Lucas Abraão/Divulgação)

A noite deste sábado (2) já quase chegava ao fim quando um som suave chamou a atenção do público para o palco, montado no Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diferentemente do que poderia parecer, aquela melodia era sinal de que muito rock, em certos momentos até com uma pegada brasileira, iria eletrizar os fãs do Red Hot Chili Peppers. Este foi o primeiro espetáculo da turnê “I’m With You” no Brasil.
A banda californiana foi a atração principal do Circuito Banco do Brasil, que também contou com a apresentação do Yeah, Yeah, Yeahs, e presenças nacionais, como O Rappa. Em um show cheio de hits que marcaram a carreira do grupo que chega aos 30 anos de estrada, os integrantes mostraram que, mesmo em sua maioria cinquentões, têm mais energia que muitos garotões com a metade da idade deles.

Por volta das 23h30, Anthony Kiedis soltou a voz e iniciou a apresentação com “Can´t Stop”, do álbum “By the Way” (2002). A canção foi seguida pela demonstração de toda a competência de Chad Smith na bateria. A segunda faixa do set list, que contou com mais de 15 músicas, foi “Dani California”, do CD “Stadium Arcadium” (2006). Ao final, o público se animou ao ouvir o agradecimento do vocalista em bom português. “Otherside", do disco “Californication” (1999), veio na sequência, dando continuidade à abertura carregada de sucessos.
Em meio a muito rock, show contou com instrumentos bem brasileiros (Foto: Raquel Freitas/G1)Em meio a muito rock, show contou com pegada bem brasileira (Foto: Raquel Freitas/G1)























A turnê leva o nome do álbum lançado em 2011, que conta com 14 faixas. O CD, que chegou às prateleiras cinco anos após "Stadium Arcadium", é o décimo de estúdio e foi o primeiro com o guitarrista Josh Klinghoffer, que substituiu John Frusciante. Ele está na banda desde 2011, sendo o sétimo a comandar as guitarras do grupo.


Depois de aquecer o público com as primeiras canções, a banda tocou outras consagradas, a exemplo de “Snow”, “Under the Bridge”, “Higher Ground” e “Californication”. Do álbum mais recente, Ethiopia foi destaque, tanto pelo “embate” entre o baixo de Flea e a guitarra de Josh Klinghoffer, quanto pela percussão com toque brasileiro.
Esta mistura entre os ritmos do Brasil e rock dos Estados Unidos foi garantida pelo percussionista Mauro Refosco, que levou instrumentos com sonoridade bem brasileira para o palco. O convite para se participar das gravações e dos shows de “I’m With You” veio depois de tocar com o Atoms for Peace – projeto paralelo de Flea, com Thom Yorke, do Radiohead.

“By the Way” fez todo mundo pular, independentemente da idade. Depois da explosão da banda, os músicos deixaram a cena, e as luzes se apagaram. Mas ao som de uma cuíca, que se misturou com a bateria e com a guitarra, pouco a pouco os integrantes começaram a voltar ao palco, cada um à sua maneira. Flea, por exemplo, optou em retornar de cabeça para baixo, plantando bananeira.

Foi com “Give it way”, executada com um berimbau enriquecendo o som, que a apresentação chegou ao fim por volta da 1h deste domingo (3). Esbanjando simpatia, o baixista também agradeceu o público estimado em 40 mil pessoas. “Obrigado, Belo Horizonte. Nós amamos vocês. Nós agradecemos vocês”, encerrou.
Se por um lado a apresentação do Red Hot Chili Peppers foi de empolgar os fãs, outros detalhes, como o  trânsito, foram de desanimar os presentes. Uma manifestação feita por moradores de Santa Luzia complicou a chegada ao Mega Space. A jovem Isabela Sena, de 22 anos, foi ao festival na companhia de três amigas somente para assistir ao show da banda californiana, que aprendeu a admirar com o pai.

Ela conta que foram cerca de quatro horas de deslocamento entre o bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira, até o local do show. Apesar do caminho demorado, ela pôde bem rapidamente ouvir a canção que mais esperava, “Can’t Stop”, que abriu a turnê brasileira. Mas ao contrário do que diz o título da faixa, na volta para casa, o público mais uma vez ficou parado em longas filas de congestionamento.

Depois de Minas, a turnê do Red Hot Chili Peppers segue para São Paulo, na quinta-feira (7), e para o Rio de Janeiro, no sábado (9). Antes, na terça-feira (5), o grupo se apresenta no Paraguai.

Matéria por: G1.globo.com

Neste sábado, o Red Hot Chili Peppers fez seu primeiro show em Minas Gerais. Os americanos serão a atração principal do projeto Circuito Banco do Brasil, que reunirá cerca de 40 mil pessoas no Mega Space, em Santa Luzia.

Set list: 

1. Intro Jam
2. Can't Stop
3. Dani California
4. Otherside
5. Factory of Faith
6. Snow ((Hey Oh))
7. She's Only 18
8. I Like Dirt
9. The Adventures of Rain Dance Maggie
10. Universally Speaking
11. Ride Into the Sun (The Velvet Underground cover) (Josh solo tease)
12. Under the Bridge
13. Higher Ground (Stevie Wonder cover) (with intro jam)
14. Ethiopia
15. Californication
16. By the Way 

Encore:

17. Chad & Mauro & Josh Jam
18. Around the World
19. Give It Away


Fotos do show:













Vídeos:

Otherside @ Belo Horizonte, Minas Gerais - 02/11/2013

She's Only 18 @ Belo Horizonte, Minas Gerais - 02/11/2013

 Ride Into the Sun (The Velvet Underground cover) @ Belo Horizonte, Minas Gerais - 02/11/2013

Californication @ Belo Horizonte, Minas Gerais - 02/11/2013

3 comentários:

  1. Desorganização é pouco...Totalmente lamentável a estrutura montada pelo Circuito Banco do Brasil...Olha dá vontade de entrar no Procon...Um banco, com zilhões de lucro anual, fazer uma palhaçada dessas...só podem estar de brincadeira...Agora, a única coisa que salvou foi o show, que foi sensacional, muito melhor que o RockinRio 2012...achei o grupo mais entrosado com Josh que tocou demais...Anthony cantando muito bem e com uma forma física invejável...A cozinha também estava demais com Chad e Mauro Refosco dando sua contribuição com seus tamborins endiabrados...e Flea que é um figuraça e toca muito, entrou no bis andando com as duas mãos no chão...Sensacional, pois essa turma já passou dos cinquenta...

    P.S: Continuo não entendendo essa falta de organização...muito P da vida...

    ResponderExcluir
  2. so queria um video do show de belo horizonte que bom que as criticas estao sendo otimas pois os ultimos shows que a banda fez em atlanta falam que foi muito ruim pricipalmente o anthony que parecia muito distante mais me parece que aqui ele foi outra pessoa vamos agora para sampa e rio
    wagner queremos video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredite cara, o show foi ótimo. A organização do evento pode não ter sido boa e a Polícia Militar de Minas Gerias pode ter sido extremamente incompetente, mas o Red Hot Chili Peppers, foi perfeito, te garanto! Fui de São Roque até Belo Horizonte pra assistir o show. Agora vai ter aqui em São Paulo, a 60 km de casa... acho que já vou de novo!

      Excluir