sábado, 25 de outubro de 2014

Parabéns Chad Smith! #HappyBDayChadSmith


Hoje, 25 de outubro de 2014, nosso baterista comemora 53 anos!

Vale a pena ler um pouco da história e trajetória do nosso grande baterista, desde sua infância até o sucesso!

Início 
Chad Smith começou a tocar bateria aos 7 anos, enquanto vivia com sua família em Bloomfield Hills, Michigan. Chad Smith começou a ter aulas de bateria na 4 ª série. Enquanto crescia, o amor Chad Smith para a música foi estimulado por seu irmão Brad, mostrando-lhe bandas como Led Zeppelin e o Deep Purple, que tinha como baterista Ian Paice, que deixou uma impressão muito grande em Chad Smith, depois de assistir ao show da banda pela televisão escondido de sua mãe.

Com apenas 11 anos, Chad Smith já estava tocando com Brad na banda cover Conspiracy Rockin'. Eles tocavam The Doors e Led Zeppelin em bailes escolares. Depois ele passou a integrar diversas bandas do estado, como Tilt, Tyrant, Terence e E-Trian além de Toby Reed, com a qual gravou discos e saiu em turnê como ato de suporte para a banda Kansas, e tendo, durante todo esse tempo variados tipos de emprego paralelos de meio expediente para prover a garantia de seu sustento.

Durante seus anos de colégio, Chad Smith entrou em cena club de Detroit, Michigan, com bandas como Northstar. Depois de estudar na Andover High School, Chad Smith se matriculou na Lahser High School, onde ele finalmente se formou em 1980.

Início na carreira musical 
Segundo Smith, sua primeira grande experiência profissional foi trabalhar com Larry Fratangelo na banda Pharaoh: "Eu tinha chegado ao ponto da minha bateria, onde eu senti que eu era muito bom, mas eu realmente não sabia sobre a dinâmica e as construções de canções. Larry foi fundamental para abrir os olhos e ouvidos para essas coisas." A carreira de Chad Smith como baterista não ia a lugar nenhum rápido. Ele sonhava em tocar com um grande banda, mas as coisas não estavam indo seu caminho. Ele gravou Point Of Entry (1982) com a banda Pharaoh e In The Light (1986) com o grupo Toby Redd. A maioria do trabalho de Smith era da cena musical de Detroit. Eventualmente, Chad Smith decidiu se mudar para uma área diferente do país para perseguir suas aspirações musicais. Ele então se mudou para Los Angeles, Califórnia, onde ele prontamente entrou em uma escola de música.

Entrada ao Red Hot Chili Peppers 

Beirando os trinta anos, Chad Smith, descobriu que o Red Hot Chili Peppers estava fazendo um teste para novo baterista.

Na hora do teste Chad, que tem 1,91 de altura, reparou: "Esses caras são baixinhos'. Eu olhava para as capas dos discos deles e pensava: 'Esses caras vão ser uma tremenda banda de sucesso'. E então eu entrei lá e eles eram baixinhos, e eu muito mais alto que eles. Foi um pouco estranho". Ele descreveu o teste: “Criei e começamos a sacudir. Estávamos apenas improvisando. Eu não sabia que qualquer de suas canções e eles não se importam. Há uma química musical direita fora da batida.”

O teste correu bem. Os Red Hot Chili Peppers tinha encontrado o baterista. Segundo Flea, foi o melhor e mais barulhento baterista que ele tinha visto.

Projetos Paralelos 
Além do trabalho com os Red Hot Chili Peppers, Chad se destacou em álbuns do cantor e baixista Glenn Hughes, mais conhecido por ter sido membro do Deep Purple de 1973 a 76. Chad Smith tocou nos quatro últimos álbuns do músico, sendo que no seu primeiro trabalho com Hughes, Songs In The Key Of Rock Chad só trabalhou em uma faixa, "Get You Stoned", enquanto nos outros ele tocou em todas as faixas. Ele também tocou no álbum ao vivo de Glenn, Soulfully Live in the City of Angels. Chad aparece no clipe de "Love Communion", do álbum First Underground Nuclear Kitchen, de 2008.



Outro um projeto é o Chad Smith's Bombastic Meatbats, um grupo de rock instrumental fundado em 2008 por Chad, Ed Roth e Jeff Kollman quando eles participaram do projeto com Glenn Hughes. Depois o grupo adicionou Kevin Chown como baixista e lançou seu primeiro álbum, "Meet the Meatbats", lançado em 2009. O jornalista Greg Prato da Allmusic comentou:"o grupo especificamente volta o relógio aos anos 70, quando o rock instrumental foi baseado no funk e fusion". Ele também diz "Smith tem sido considerado um dos melhores bateristas do rock, eo álbum de estréia do Bombastic Meatbats só irá fortalecer sua posição." O segundo álbum, More Meat foi lançado em 2010.

Chad Smith também participou de diversas outras gravações, incluindo trabalhos solos de membros do Red Hot Chili Peppers: Trust No One de Dave Navarro em 2001 e Shadows Collide With People de John Frusciante em 2004. Em 2009, Chad participa do álbum da banda japonesa de Hard Rock B'z, intitulado de Magic. Fora da música se juntou ao ator Dick Van Dyke, e gravou um disco infantil, "Rhythm train", que também foi coproduzido por Smith que interpreta alguns personagens e toca bateria.


Com o Chickenfoot, banda formada pelo vocalista Sammy Hagar (ex-Van Halen e Montrose), o baixista Michael Anthony (também ex-Van Halen), o guitarrista Joe Satriani, Chad Smith gravou dois álbuns. O primeiro foi o Chickenfoot (2009) e o segundo foi o Chickenfoot III (2011).

Vida pessoal 
Os pais de Chad são Curtis e Joan Smith. Ele tem dois irmãos mais velhos, Bradley e Pamela. Em 8 de maio de 2004, em Hopetown, Ilhas Ábaco nas Bahamas, Smith se casou pela segunda vez com a arquiteta Nancy Mack, primeiro eles se casaram em 1994, mas eles se separaram em 1998. Eles têm dois filhos juntos, Cash Cole e Beckett e em março de 2012 estão esperando seu terceiro filho como foi anunciado por Smith em sua página no Twitter. Smith, Mack e seus meninos dividem seu tempo entre Malibu, Califórnia e Nova York. Smith tem 3 outros filhos de relacionamentos anteriores; a filha Manon St. John Smith com a primeira esposa, Maria St. John, a filha Ava Cadoso-Smith, e seu filho Justin Smith.

Chad é um fã obstinado do Detroit Pistons e adora jogar golfe, andar de moto, surf e assistir Saturday Night Live. Ele tem uma notável semelhança com o ator Will Ferrell e reconheceu a semelhança em várias entrevistas.

Chad Smith contribui regularmente para as seguintes organizações sem fins lucrativos: MusiCares, Surfer's Healing, uma organização que presta ajuda a crianças que enfrentam Autismo, Right Turn in Boston e Camp Korey.

Gravações com o Red Hot Chili Peppers e Rock And Roll Hall Of Fame 2012 






Chad Smith gravou todos os álbuns a partir do Mother's Milk (1989) com o Red Hot Chili Peppers desde então. O mais recente álbum é o "I'm With You" de 2011. Até o momento, o Red Hot Chili Peppers já venderam mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo. O grupo detêm o recorde de mais hits número um na Alternative Songs (12) e ganharam 6 vezes o Grammy Awards. No dia de 14 de abril de 2012, o Red Hot Chili Peppers entrou na história da música ao entrar no Rock And Roll Hall Of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário