quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Parabéns Mauro Refosco!


Hoje, 16 de outubro de 2014, o percussionista brasileiro Mauro Refosco comemora 48 anos!

Vale a pena ler um pouco da história e trajetória do Mauro desde sua infância, colaborações musicais até a entrada ao Red Hot Chili Peppers como músico de apoio da turnê "I'm With You".

Biografia 
Mauro Refosco nasceu em Joaçaba, Santa Catarina. Quando garoto era o mascote do JEC (Joaçaba Esporte Clube) e desde aquele tempo sempre quis tocar algum instrumento com a banda que animava a torcida.

Ainda adolescente, que ele começou a levar a música a sério. Antes teve que convencer o pai, dono de uma oficina mecânica e que queria ver seus filhos doutores. Com 18 anos, Mauro deixou receoso Santa Catarina para estudar percussão em São Paulo, em um curso orquestral, com música contemporânea, na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Em 1992 mudou-se para Nova Iorque e se formou em Percussão na Manhattan School of Music. Mauro já tocou com diversos artistas como David Byrne, Lounge Lizard Band (de John Lurie), Bebel Gilberto entre outros. Em 2002 formou a banda Forró In The Dark, que teve a participação de David Byrne.

Convidado por Thom Yorke (Radiohead), participou do projeto Atoms For Peaces no fim de 2009, um grupo para tocar as musicas do disco solo de York, chamado The Eraser. Também participaram do projeto Flea (Red Hot Chili Peppers), Nigel Godriche e Joey Waronker.

Entrada ao Red Hot Chili Peppers 
Entrevista feita pelo Portal MTV sobre a entrada dele na banda:

Como foi sua chegada no Red Hot Chili Peppers? Mauro: O Chili Peppers é uma banda que, se você reparar, tem vários discos com percussão. Eles já tinham um lance de incorporar a percussão na gravação dos discos, mas geralmente era naquela fase em que o disco já está pronto e eles chamam alguém para acrescentar. Eu conheci o Flea no Atoms for Peace, e rolou uma coisa legal, ele deve ter convencido os outros a me chamarem pra participar. Peguei o processo bem no começo da gravação do disco, e quando você participa assim, o seu toque fica mais visível, que foi o que aconteceu no disco todo ("I'm With You").

Tanto que o primeiro single, que era 'Maggie', no primeiro take que a gente fez, ficou bem espontâneo. E acho que eles não alteraram nada do que foi feito. Tocar todos juntos altera também o jeito que o Chad toca, algumas frequências ele não precisa cobrir, e isso também influencia o jeito do Flea, que influencia o Josh, cria um efeito dominó. O tracking junto foi legal nesse sentido.

Refosco gravou com a banda 25 musicas para o álbum em outubro de 2010. Desde 2011 ele é membro de turnê da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário