quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entrevista: Flea fala sobre seus 50 anos para a CNN


Dia 16 de outubro marca os 50 anos de Flea, e o icônico baixista dos Red Hot Chili Peppers realizou um evento para celebrar sua vida e sua dedicação aos outros. Um exército de garçons corriam de um lado para outro em seu jardim na última terça-feira em Los Angeles, preparando uma festa de aniversário e também uma arrecadação para o Silverlake Conservatory of Music, a escola sem fins lucrativos co-fundada por Flea há 11 anos.

Os dias de loucura de rock star de Flea já terminaram, ao menos que você conte o leilão silencioso, onde um desenho de um rato do Banksy foi vendido por $100,000 e uma animada guerra surgiu entre o ator Owen Wilson, o músico Ben Harper e o produtor Rick Rubin por um cobertor de cashmere colorido que foi vendido por $2,250. Um pouco antes de os convidados chegarem, Flea refletiu sobre a primeira metade de século de vida – que foi tão colorida quanto o cobertor de cashmere que causou tanta balbúrdia no leilão.

Com os Red Hot Chili Peppers ele ganhou 7 Grammys, foi o percursor de um estilo que mistura rock, funk e rap, se tornou dependente químico e ganhou um espaço no Rock and Roll Hall of Fame. Flea encontrou determinação e satisfação pessoal em ajudar os outros.

CNN: Feliz Aniversário, Flea! 50 anos. Como você se sente? 
Excelente! Eu acordei nessa manhã e me senti muito grato por tudo. Grato por estar vivo, grato por estar exatamente aonde estou. Eu dou e recebo amor todos os dias, e me sinto criativamente vibrante. Eu tenho ótimos amigos. Eu sinto que sou capaz de dar muito ao mundo. E ultimamente, é com isso que me importo. Em doar, em ajudar.

CNN: Hoje à noite você também está fazendo um evento para o Silverlake Conservatory of Music, que você co-fundou há 11 anos. 
O Silverlake Conservatory é uma escola de música sem fins lucrativos em Los Angeles, onde ensinamos música, especialmente para crianças, mas para pessoas de todas as idades – pessoas que são idosas, pessoas com barba, todos os tipos de pessoas. Mas ensinamos todos os instrumentos orquestrais, todos os instrumentos de uma banda, temos aulas em grupos, aulas individuais, orquestra, coral adulto, coral infantil, todos os tipos de grupos musicais. E não queremos fama, ou algo assim. Nós somos acadêmicos, ensinamos teoria, os fundamentos e técnicas musicais de um instrumento. Infelizmente, o sistemo público de ensino cortou as verbas para os programas musicais, então estamos fazendo o nosso melhor para ajudar nossa comunidade.

CNN: Por que você trouxe a arrecadação anual para a sua casa este ano?
Bem, eu já fiz isso antes, mas essa é uma noite especial. Tivemos incríveis artistas doando para o nosso leilão hoje – Damien Hirst, Takashi Murakami, Banksy, Matt Monahan, Laura Schitger, Barry McGee, Ed Ruscha. Algumas das maiores pessoas do mundo das artes contemporâneas vieram hoje apoiar nossa educação musical. Os Red Hot Chili Peppers irão tocar hoje, o Rancid também, e está acontecendo no meu quintal, e é meu aniversário. Sabe, 11 anos atrás tivemos a festa de inauguração da escola e foi no meu aniversário. Então, sempre tenho um ótimo aniversário. Em um minuto, irei tomar banho, colocar minha roupa e irá acontecer.

CNN: Quando você acordou nessa manhã, você refletiu? 
Sim, fazer 50 anos é um momento para um balanço. Me sinto provavelmente mais burro. Não acho que eu esteja mais afiado, que nem era quando mais novo, mas definitivamente estou mais sábio, e menos propenso a fazer besteiras gigantescas do tipo intelectual, espiritual, emocional e físico. Menos propenso a fazer algo idiota, mas não sou tão ligeiro. Me sinto mais sábio, mas com coisas que eu realmente me importo, como tocar, e ser gentil, com crianças e coisas que eu amo – esportes, livros, artes. Minha paixão por essas coisas aumentou. Sinto como se tivesse um poço infinito de grandeza para entrar. Me sinto me aprofundando mais e mais. Sinto também que eu tenho uma vida espiritual profunda.

CNN: Quando você era mais novo, você imaginou que iria atingir o nível de sucesso musical que você alcançou? 
Não. Sempre fui uma pessoa do momento. Eu não fico pensando muito à frente e nem imaginando o que irá acontecer. Eu nunca fui assim. Sempre tento tomar as melhores decisões quando necessário. E com o passar da vida, eu realmente acredito nisso. Eu realmente acredito que tudo que acontece é um presente, e eu sou grato pelas oportunidades, sendo uma dificuldade ou uma coisa engraçada.

CNN: Você está nos Chili Peppers há mais tempo do que metade da sua vida. Você se vê com eles pela eternidade? 
Eu amo os Chili Peppers, e adoraria isso. Se tem algo que eu sei, é que toda vez que você faz planos, você não sabe o que irá acontecer a seguir. Tudo pode acontecer. Eu amo estar nos Chili Peppers, é o meu lar, e estou fazendo isso há mais tempo do que metade da minha vida. Claro, durante essa jornada houve altos e baixos, e momentos de extrema felicidade, momentos de dever, de sofrimento, de incertezas, raiva, amor e todas essas coisas. É como uma família. Eu não consigo prever. Mas amo fazer parte disso no momento, e pelo que sei iremos terminar essa atual turnê, tocar o máximo possível, depois descansar um pouco e escrever um novo álbum.

CNN: Você também se mantém ocupado com projetos paralelos. Você tocou com Patti Smith alguns dias atrás, e tem o projeto Atoms for Peace. Aonde isso vai dar? 
Aonde for, foi. Sempre fui muito sortudo por tocar com grandes artistas, e Patti Smith é uma delas. Eu amo ela. Faço qualquer coisa por ela. E se ela disser: “Flea, venha tocar”, eu vou! Ela é a melhor. E meu projeto com Thom (Thom Yorke, do Radiohead), Atoms For Pecae, é só diversão, e sou grato por isso também. Eu amo eles.

CNN: Revendo seus 50 anos, tem algo que você faria diferente?
 Nada!

CNN: Deve ser legal acordar e pensar isso. 
Sim, claro. Eu cometi um bilhão de erros, mas eu não teria aprendido sem eles. Eu precisei cometer erros, e ser mal comportado, insensível e agir sem pensar, para poder trabalhar para ser uma pessoa bondosa, gentil.

CNN: Quando você apagar as velas do seu bolo, o que você irá desejar? 
Um campeonato mundial para os Lakers.

Fonte: CNN
Agradecimentos pela tradução: Site RHCP Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário