quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Parabéns Josh Klinghoffer!


Hoje, 03 de outubro de 2012, nosso guitarrista Josh Klinghoffer comemora 33 anos!

Vale a pena ler um pouco da história e trajetória do nosso grande guitarrista, desde sua infância, colaborações musicais, até a entrada ao Red Hot Chili Peppers.

Início 
Josh Klinghoffer foi envolvido com música desde quando era bem jovem. Aos 15 anos abandona a escola e passou a ficar o dia todo tocando guitarra. Ele descreve a si mesmo nesse momento como "um pequeno músico dork que viveu nos cantos, largou a escola e apenas tocava guitarra o dia inteiro". Em 1997, com a idade de dezessete anos, juntou-se a banda The Bicycle Thief, que tinha como líder Bob Forrest, e gravou com a banda o álbum You Come and Go Like a Pop Song, primeira gravação de Josh. Anthony Kiedis observou que "Bob [Forreste] sempre teve uma forte sensibilidade em encontrar pessoas extremamente talentosas, com as quais ele queria apenas ir para uma cozinha e compor uma música."

Em 2000, o The Bicycle Thief abriu shows do Red Hot Chili Peppers durante a turnê do album Californication.

John Frusciante e Ataxia
Klinghoffer e o guitarrista John Frusciante começaram a escrever juntos em 2002, com a esperança de gravar e lançar um álbum sob o nome da banda. Este álbum foi finalmente lançado como um lançamento solo de John Frusciante em 2004, intitulado Shadows Collide with People. Com relação a essa decisão, Frusciante afirmou:

"Nós tinhamos escrito uma canção juntos, "Omission" e esta canção surgiu através de uma colaboração. Ele tocou teclado e eu tocava guitarra, nós dois tivemos ideias para os vocais [...] Nos sentamos lá e rabiscamos nossas partes em um pedaço de papel e quanto estávamos prontos e nos juntávamos novamente e colocávamos nossas ideias juntas e elas se encaixavam perfeitamente. Naquela época, pensamos em fazer muitas canções juntos, como um presente. Com o passar do tempo, este álbum tornou-se mais um álbum solo no qual ele está me ajudando. [...] Nós faremos outros projetos nos quais vamos trabalhar juntos, mas percebemos que estas eram as minhas músicas e, portante tinha que ser um álbum solo."

Durante os primeiros seis meses de 2004, Klinghoffer continuou a ajudar Frusciante no estúdio durante uma pausa do Red Hot Chili Peppers. Juntos, eles gravaram dois álbuns solo de Frusciante, The Will to Death e Inside of Emptiness além de um álbum creditado por ambos, A Sphere in the Heart of Silence e com o músico Joe Lally os álbuns Automatic Writing e AW II sobre o nome de Ataxia.

Frusciante comentou sobre seu relacionamento com Klinghoffer, afirmando: "Ele é simplesmente uma pessoa muito talentosa e tem sido um amigo muito próximo nos últimos quatro anos. Ele é uma das poucas pessoas que eu realmente gostaria de passar muito tempo. Em muitos aspectos ele é a pessoa que está mais próxima de mim, e com quem eu posso falar honestamente sobre tudo. Sua opinião é muito importante para mim e eu valorizo ​muito isso".

Em 2004, Klinghoffer também apareceu no álbum de ex-colega Bob Forrest com a banda Thelonious Monster.

Stadium Arcadium tour e Dot Hacker 
Em 2007, Josh Klinghoffer se uniu ao Red Hot Chili Peppers para a última parte da turnê do Stadium Arcadium como membro de apoio, tocando guitarra de apoio, teclado e backing vocals (principalmente na canção So Much I). Foi a última turnê de Frusciante na banda e a primeira de Klinghoffer.

Klinghoffer fundou sua própria banda em 2008, Dot Hacker, onde ocupa o cargo de principal guitarrista e compositor, guitarra de apoio, cantor e pianista. Até o momento, eles lançaram quatro músicas, "Order/Disorder". "Eye Opener", Neon Arrow" (pelo myspace deles) e "Inhibition" que foi tocada em um programa de radio em Los Angeles com Bob Forrest.

Em 08 de maio de 2009, em meio da confusão de que Frusciante ficaria ou não na banda, Klinghoffer, Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith, Ron Wood e Ivan Neville tocaram sob o nome The Insects no MusiCares devido ao compromisso de Kiedis em ajudar aqueles que lutam contra a dependência química e sua recuperação.

Red Hot Chili Peppers, I'm With You e indução ao Hall da Fama 
Em 12 de outubro de 2009, o Red Hot Chili Peppers encerrou um hiato de dois anos. Em dezembro Frusciante anuncia que deixou a banda, mas não houve anúncio oficial do que seria seu substituto. Em 29 de janeiro de 2010, Klinghoffer toca com a banda pela primeira vez como guitarrista em homenagem em um evento MusiCares para Neil Young. Demorou algumas semanas até que finalmente Klinghoffer foi anunciado como o substituto permanente de John Frusciante nos Chili Peppers.

A respeito de sua entrada na banda, Klinghoffer diz: "Eu sempre fui atraído pela ideia de uma unidade, uma banda que é uma família  uma irmandade. Desde a minha primeira lembrança, eles sempre pareceram uma banda com muito amor uns pelos outros."

Em maio de 2010, juntamente com Flea, Klinghoffer apresenta nos Estados Unidos o hino nacional em um jogo dos Lakers, durante a NBA Western Conference Finals contra o Phoeniz Suns.

Após 11 meses de ensaios e composições, em 13 setembro de 2010 o Red Hot Chili Peppers começou a gravar seu décimo álbum de estúdio e a gravação terminou em março de 2011. Klinghoffer também participa nos backing vocals e teclados no novo álbum, chamado I'm With You, foi lançado em 29 de Agosto de 2011. O primeiro single do novo álbum da banda foi "The Adventures of Raindance Maggie" com o som de guitarra característico  e camadas com o estilo único de Klinghoffer, levando claramente à banda para uma nova direção musical.

Em 2011, Klinghoffer escreveu e tocou a trilha sonora original para o documentário de Bob and the Monster. Klinghoffer também aparece no documentário, que é baseado na vida e carreira do músico Bob Forrest.

Klinghoffer também aparece no álbum solo do ex-baixista do Jane's Addiction, Eric Avery.

Foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 2012 como membro do Red Hot Chili Peppers. Aos 32 anos de idade, Klinghoffer se tornou o mais jovem artista já empossado, passando Stevie Wonder, que tinha 38 quando foi introduzido.

O dia de 14 de abril de 2012 o Red Hot Chili Peppers entrou na história da música ao entrar no Rock And Roll Hall Of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário